Fé no Sul de Minas, do Pe. Victor à Nhá Chica.


Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Próxima imagem: Mapa de 1898 da região de Lavras.
Imagem anterior: Carmo da Cachoeira é solidariedade: sempre.

Comentários

projeto partilha disse…
A octegenária Malvina Demarchi é cristã católica. Extremamente fervorosa, religiosa e devota de Padre Vitor Três Pontas", e orante para que se declare, brevemente, a santificação de Nhá Chica (Baependi). É moradora na cidade e Itu/SP, no entanto está inteirada dos movimentos religiosos mineiros. Neste final de semana, esteve visitando estes dois marcos de fé no sul de Minas, no entanto, a sua primeira visita foi para Nossa Senhora do Carmo, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Foi a seus pés que pediu proteção para as outras visitas.
Luz e Harmonia a todos.
projeto partilha disse…
O Projeto Partilha festeja hoje o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Com fé e convicção entra na grande corrente de comemorações. Em união, e numa só repete:

Artigo 1
todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uma às outras com espírito de fraternidade.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 10-12-1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
projeto partilha disse…
Vimos abaixo o documento que mostra JOSÉ DA COSTA DE MORAIS (Moraes), filho de Manoel Antonio Rates (1812). Vamos rastrear os Álbuns de Varginha, editados um século depois. Eles abordam nomes que compõem a sociedade local da época. Existirem neles fragmentos da cultura, mostrados através das antigas fazendas, o comércio, entre outros aspectos. Um é organizado por Sylvestre Fonseca e João Liberal. O outro por Luiz José Alvares Rubião. Entre as presenças, as que poderão estabelecer alguma relação com os antepassados e ... ...,

um PENHA, através do Capitão Gabriel PENHA de Paiva, Chácara do Sagrado Coração de Jesus. É uma das melhores propriedades do Município de Varginha. Começando suas terras nos subúrbios de Varginha, estende-se em direção da cidade de Três Pontas numa distância de 7 km. Sua área é de 400 alqueires. Dois ribeirões, O DO PARAIZO e o de SÃO JOSÉ, fornecem boas aguadas (...) Ao sul, desdobra-se a serra da Campanha em linha recta como riscada a régua.


- Fazenda Bella Vista e Fazenda Bela Vista, plantadas a margem do inquieto e ruidoso RIO VERDE. Propriedade do ten. cel. Joaquim Pinto de Oliveira.

- Fazenda da Boa Esperança, no Disctrito do Carmo da Cachoeira, propriedade do Cel José Balbino dos Reis. A descrição que aparece abaixo da foto é a seguinte: "Da direita para esquerda, Cel José Balbino dos Reis, Exma. Sr. dona Francelina Teixeira Reis, srta. Aracy Reis; Cel. Joaquim Alves Teixeira e as meninas: Alaide, Maria Apparecida e Thais Figueiredo.

- Ribeirão da Cava, 17 km de Varginha e 13 km de Carmo da Cachoeira. Fica na estrada de terra que liga Varginha a Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Aqui fica a Fazenda do Leme.

- Fazenda de São Domingos, no bairro denominado do "Tachos". Major Domingos de Paula Teixeira de Carvalho. (Paula/Penha/Pena?)

- "Córrego do Matto da Onça" - Fazenda das Posses. Antonio de Paiva Júnior/ Antonio Justiniano de Paiva Júnior. Fica a 7 km do centro de Varginha. Também a Fazenda da Figueira, do mesmo proprietário e onde reside seu filho, o agrimensor, Armando de Paiva. Situado a 3 km da cidade de Varginha.

- Fazenda São José do Curralinho. Propriedade agrícola e residência de José Severo da Costa.

- Fazenda da Cachoeira, propriedade do Capitão Francisco de Paula Reis (Penha/Pena/Paula?). Admirável e bellíssima CACHOEIRA, (pertencente à fazenda), que se atira de uma altura de 60 metros. Distante 12 km da cidade.

- Fazenda da Cachoeirinha. Propriedade de Manoel Procópio Bueno. Situada a 9 km da cidade de Varginha.

- Fazenda da Barra do Parmella. Situada a 9 km da cidade. Propriedade de Joaquim Procópio Bueno Filho.

- Fazenda da Serra Negra. Situada a 12 km da cidade de Varginha. Propriedade de José Mossa.

- Fazenda do Pontal. Propriedade do Coronel Sylvério Francisco de Oliveira.

- Chácara dos Cunhas. Propriedade de Estevam Braga Sobrinho. Situada a 2 km da cidade

- Fazenda do Pinhal. Propriedade Agrícola do Sr. José Pinto de Oliveira Filho e Irmãos. Situada a 12 km da cidade.

- Fazenda Campestre. Propriedade de Manoel Alves Teixeira, dirigida e administrada por seu filho Antonio Alves Teixeira. Situada a 9/17 km da cidade Manoel Alves Teixeira, um dos poucos prósperos agricultores e industriaes do município, proprietário da Fazenda do CAMPESTRE e BREJINHO, esta administrada por seu filho Júlio Alves Teixeira.

- Fazenda São José. Propriedade do Cap. José Alfredo de Rezende. Distante da cidade 15 km.

- Fazenda do Lageado. Propriedade do Cap. José Bernardes de Rezende. Situada a 6 km da cidade.

- Fazenda Jacutinga. Propriedade de Francisco da Silva Paiva. Distante da cidade 6 km. Em Fonseca/Liberal, p.147 aparece o nome do proprietário citado como, Cap. João Baptista de Carvalho.

- Fazenda do Bom Retiro. Propriedade do cap. João Baptista Bueno. Distante 6 km da cidade.

- Fazenda dos Arrendados. Propriedade do Cel. João Antonio dos Reis. Situada a 9 km da cidade.

- Cap. LUIZ SEVERO DA COSTA com o Sítio da Serra, situado a 7 km da cidade de Varginha.

- Fazenda Pouso Alegre. Propriedade de Ignocência Figueiredo.

- Fazenda da Pedra Negra. Proprietário João Urbano de Figueiredo. Área 750 alqueires. Situada a 12 km da cidade

- P.137, em Fonseca/Liberal - Chácara da Esperança - O nosso gado leiteiro. A única referência que os autores fazem, além da postagem da foto é: "um excellente grupo de vaccas Caracuas e Suissas de propriedade do Dr. Antonio Pinto de Oliveira.
Encontramos sua presença registrada, ainda, no ano de 200, na Lei n.922 - Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Constitui parte do anexo. Imóveis onde funcionam as Escolas Estaduais municipalizadas. Salas das Comissões, 19 de novembro de 2002. "doação doação Municípios: Carmo da Cachoeira.

- Fazenda Vargem Grande

- Fazenda Espraiado

- Fazenda Retiro do Mato

- FAZENDA BOA ESPERANÇA

- Fazenda da Serra

- Fazenda Fernando dos Reis.
...................

- Fazenda das Pitangueiras. Propriedade de Matheus Tavares da Silva. Situada a 15 km. da cidade.

- Fonseca/Liberal coloca várias unidade no conglomerado sob a denominação de "TACHOS". São elas:

* Propriedade do Cel. Domingos de Paula Teixeira de Carvalho. (Paula/Penha/Pena?)

* Dona Clara Carolina Cardoso de Rezende.

* Cel. Antonio Justiniano de Rezende e Silva.

* Dr. Adélio de Rezende e Silva, irmão de Emílio, indicado abaixo. Adélio proprietário da Fazenda dos Coqueiros.

* Cel. Emílio Justiniano de Rezende e Silva. Distante 15 km da cidade. Área de 600 alqueires
projeto partilha disse…
Como mais um dado complementar, o Projeto Partilha utilizou o inventário disponibilizado pelo Projeto Compartilhar. Cf. ANA PEDROSA DA SILVA, viúva do Furriel Francisco Oliveira Maia. Local - Fazenda do Ribeirão de São José do Espírito Santo do RIO VERDE de Catandubas. Freguesia de Lavras do Funil. Ano 1817.
projeto partilha disse…
NÃO DEIXEM DE CONFERIR.

O Projeto Compartilhar atualizou dados, em 5 dezembro de 2008, sobre JOÃO GONÇALVES DE MELLO. Aportes à Genealogia Paulistana.
projeto partilha disse…
LUÍS ANTONIO BARBOSA VIANA ou ...

Seria interessante visitar
GeneAll.net - RE: DIREITO AO USO DE UM NOME, em
http://geneall.net/P/forum_msg.php?id+ ..

A partir do questionamento que Vasco de Sousa Cyrne levanta, Eduardo Albuquerque diz, entre muitas outras informações interessantes, o seguinte: "Levantou V. Ex.a uma temática deveras interessante, complexa e fundamental, no quadro da presente página de genealogia, que me apraz registrar e nela participar".
Continuando a conversa, de Brasília - DF, Brasil, Claus Rommel Rodarte discute a questão da mudança de nome de Luís Antonio Barbosa Viana. Claus está com uma série de dados sobre este personagem sul mineiro, ou pelo menos, que por aqui passou e deixou o nome perpetuado entre nós.
projeto partilha disse…
O Projeto Compartilhar disponibiliza alguns inventários e testamentos em que Luís Antonio da Silva Rodarte é constituido procurador.

Cf.: - Thomás Pereira da Silva e Antonia Martins Bahia.

- Antonio Pereira da Silva

- Inventário e Testamento de Manoel Nunes Ribeiro.
projeto partilha disse…
O Estudo MEIRELLES FREIRE, foi atualizado pelo Projeto Compartilhar em 05-12-2008. Para aqueles coligados nas buscas feitas pelo Projeto Partilha, seria bom visitar esta página. São muitos e enriquecedores dados e, cada vez mais se delineia a questão da força deste imenso território que foi o Baependi - o da Comarca do Rio das Mortes, nos tempos de MANOEL ANTONIO RATES (Rattes).
projeto partilha disse…
BAEPENDI foi um espaço acolhedor e um berço aconchegante para estes filhos de terras distantes que o procurou e que aí elegeram ter sua prole. Por gratidão e amor, muitos ofertaram regalos ao Criador sob forma de "imagens". José Alberto Pelúcio, na obra, Templos e Crentes, p.39, escreve:
(...) Na sala da esquerda, funcionam as Conferências de São Vicente de Paulo. Estão lá, as imagens de S. Vicente, de S. Geraldo, de Santa Filomena - oferecida, esta, à Matriz, pela Sra. dona Joanna do Pilar Nogueira Cobra.

Cf.: em Bicudos_3 - Windows Internet Explorer

Dona Caetana Nogueira de Lemos, casou-se em Baependi, em 1783 com o Furriel Domingos Rodrigues Cobra, natural de Campanha do RIO VERDE, filho de Bernardo da Cunha Cobra e de dona Anna Izabel Gouvêa, avós de BROTERO NOGUEIRA COBRA, casado com dona Joanna Pilar do Joanna do Pilar Nogueira Cobra.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.