Um casamento na antiga Capela de Padre Bento.

O Pe. Joaquim Leonel de Paiva e Silva estava na Capela de Nossa Senhora do Carmo do Maranhão, vizinha da Capela de São Bento do Campo Belo, onde Pe. José Bento Ferreira exerceu, durante muito tempo sua função sacerdotal.

Foi o primeiro, no ano de 1752, a abrir uma caminho sem alagados e algadiços que ligasse Lavras do Funil a Campanha da Princesa. Na Capela de Pe. Bento (in memória, à época), que aconteceu uma cerimônia de casamento de Ana Jacinta de Toledo com um paulista, descendente de casal de São João del Rey. Trata-se do casal Ana Joaquina da Assunção¹ casada com José Pinto Reymão (Reiman). Foram eles um dos povoadores da Borda do Campo, de onde proveio, também, Andreza Dias de Carvalho, casada com Domingos dos Reis e Silva. O que era chamada de Borda do Campo, é o Município de Barbacena dos dias atuais.

Descendentes deste casal:

Aos 23 dias do mês de setembro do ano de de mil oitocentos e quatorze, na Capela de São Bento, filial de Lavras do Funil, casaram-se José Moreira de Souza, natural e batizado na Freguesia de Barbacena, filho de Antonio José de Souza e Ana Joaquina da Assunção, com Ana Jacinta de Toledo, natural de Cana Verde, Bispado de São Paulo, filha de Venâncio de Toledo Castro e Maria Rosa do Sacramento. Padrinhos: Venâncio de Toledo Castro e Domingos José Pereira.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Processos de Genere no Sul de Minas oitocentista.
Artigo Anterior: Januário Garcia Leal e a fazenda Ventania.

1. Ana Joaquina da Assunção, nasceu em 1756 e casou-se com o Bracanense Antonio José de Souza. De uma neta de dona Ana Joaquina, família povoadora da Borda do Campo, no ano de 1807, Jesuína Moreira de Souza casou-se com com um filho de Francisca Felisbina Justiniana da Luz e Antonio Rodrigues Silvério, o Domingos Antônio Rodrigues, que passou a ser chamado posteriormente de Domingos Silvério da Luz. O segundo casamento de Domingos, foi com dona Maria das Dores Nogueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.