Santo Antônio em uma simples e sincera capelinha.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Foto de Evando Pazini
Tratamento da imagem TS Bovaris

Próxima imagem: Próximo a Cruzília a busca do Engahy Abaixo.
Imagem anterior:
Antigo mapa de Carmo da Cachoeira em Minas.

Comentários

projeto partilha disse…
A foto realizada por EVANDO PAZZINI, em outubro do corrente ano.
projeto partilha disse…
Dona Teresa de Moraes e André do Vale Ribeiro foram os pais de dona Ângela de Moraes Ribeiro, mãe de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, proprietário da Fazenda da Boa Vista, sede do Distrito da Boa Vista, Município de Lavras do Funil. Foram pais também de Antonio do Vale Ribeiro.

O tio do JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, da Boa Vista, Antonio do Vale Ribeiro, aparece citado na obra de Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, "Jurisdição dos Capitães", p. 28, ao estudar a descendência de um irmão de DIOGO GARCIA, casado com dona Júlia Maria da Caridade, JOÃO GARCIA PINHEIRO (JOÃO GARCIA LUÍS). Ele, Antônio do Vale Ribeiro foi casado com uma filha de João Garcia Pinheiro, dona ROSA MARIA DE JESUS, irmã de PEDRO GARCIA LEAL, pai de Januário Garcia Leal.
projeto partilha disse…
Ainda, em Jurisdição dos capitães, p.37/38/39, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, nos apresenta os filhos de PEDRO GARCIA LEAL e JOSFA CORDEIRA BORBA. São eles:
1- José Garcia Leal, nascido de 1755, casado com Ana Teodora da Conceição, filha de João Pires Ribeiro, natural dos Currais da Bahia e de Escolástica Araújo Paes, natural da cidade de São Paulo;
2- Joaquim Garcia Leal, casou-se em Ouro Fino com Ana da Conceição de Jesus, natural de Campanha, filha do alferes Manuel Tavares Pacheco e Maria da Conceição de São José;
3- JOÃO GARCIA LEAL, casou-se em Lavras com MARIA JOAQUINA DO ESPÍRITO SANTO, natura de Carrancas, filha de NICOLAU MARTINS SALDANHA e de INÁCIA MARIA DE BARROS.
Obs. : Quanto a NICOLAU MARTINS SALDANHA, ver sua ligação com a Família MORAES, através de HELENA DE MORAES, irmã de Teresa de Mores, casada com André do Vale Ribeiro (estes pais de Ângela, mãe de José Joaquim Gomes Branquinho). Helena foi casada com Jácome Fernandes das Neves (uma de suas filhas é mãe de Nicolau).
Este filho de Pedro Garcia , segundo Dr. Marcos Paulo, "ao que tudo indica foi o seu assassinato, ocorrido nas proximidades da atual cidade de São Bento Abade, Sul de Minas, o motivo determinante da vingança levada a efeito por Januário Garcia e seu bando".

4- Januário Garcia Leal;
5- Manuel Garcia Leal, casado em Itu com Justina de Oliveira, no ano de 1790;
6- Antonio Garcia Leal, casado em primeiras núpcias com Ângela de Oliveira (190) e em segundas com Maria Antônia de Almeida (1813);
7- Ana Garcia Leal, casada com Domingos José da Costa;
8- Maria Garcia Leal, "mulher de Joaquim Ferreira dos Santos", moradores em Lavras;
9- Salvador Garcia Leal.
projeto partilha disse…
Esta é a imagem de Santo Antonio, que fica numa das paredes do prédio, onde funciona a Casa da Criança Cachoeirense, na Praça Santo Antonio, em Carmo da Cachoeira. O local é o da antiga Capela de Santo Antonio, hoje demolida.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.