Os filhos de João de Almeida Naves e D. Maria Silvia.


João de Almeida Naves casou-se em 1655, em Santana do Parnaíba (SP), com Maria da Silva Leite, filha de João Nunes da Silva e Úrsula Pedroso, neta materna de Paschoal Leite Furtado e Izabel do Prado.

Tiveram os seguintes filhos:

1 - José de Almeida Naves, nascido em São Paulo (SP) e falecido em 1737, em Santana do Parnaíba (SP). Casou-se em 1731, com Maria de Araújo (neta), natural de Santana do Parnaíba (SP) e falecida em 1756, em São Paulo (SP), filha de Manoel do Rego Cabral e Ângela de Siqueira. Neta paterna de Francisco de Arruda e Sá e Maria de Quadros. Neta materna de Lourenço Castanho Taques (filho) e Maria de Araújo. Bisneta paterna de Bartholomeu de Quadros e Izabel Bicudo de Mendonça. Bisneta materna de Lourenço Castanho Taques e Maria de Lara.

José de Almeida Naves é considerado o fundador de Pirapora do Bom Jesus (SP), vila que surgiu em torno da capela que ele mandou erigir em 1725, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus, encontrada em sua propriedade, por seus escravos, na margem do rio Pirapora e considerada milagrosa.
Essa capela é hoje um santuário que recebe semanalmente milhares de fiéis em peregrinação.
José de Almeida Naves (Neves) foi também (muito provavelmente), um dos subscritores, em 08/04/1711, do termo de criação da vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo que, em 1745, tornou-se a primeira cidade de Minas Gerais, com o nome de Mariana.

2 - Izabel da Silva Naves, falecida em 1735, foi casada com Vicente Gonçalves de Almeida, falecido em 1731, filho de Vicente Gonçalves de Aguiar, natural de Santana do Parnaíba (SP), falecido por volta de 1696 (neto paterno de João Gonçalves de Aguiar, natural do Rio de Janeiro, e Luzia de Mendonça) e Catharina de Almeida, esta filha de Luiz Castanho de Almeida e de Izabel de Lara.

3 - Maria de Almeida Naves, nascida em 1669, casou-se em 1690, em Santana do Parnaíba (SP), com Francisco Bicudo de Brito (filho), nascido em 1660 e falecido em 1739, em Santana do Parnaíba (SP), filho de Francisco Bicudo de Brito e Thomazia Ribeiro de Alvarenga.

4 - Joana de Almeida Naves, nascida antes de 1670 em Santana do Parnaíba (SP) e falecida em 1724. Casou-se em 1683, em Santana do Parnaíba (SP), com Gaspar de Brito e Silva, falecido em 1703, em São Paulo (SP), filho de Domingos de Brito Peixoto e irmão de Domingos de Brito Peixoto (filho).

5 - Turíbia de Almeida Naves, nascida em 1678, em Santana do Parnaíba (SP), onde faleceu em 1734 e se casou em 1698, com José Velho Moreira, nascido em 1658 em Santana do Parnaíba (SP) e falecido em 1727, filho de Izidoro Pinto de Godoy e Antonia Preto (filha), esta neta de Manuel Preto, viúva de Nuno Bicudo de Mendonça.

6 - Florência da Silva Naves casou-se em 1714 em Santana do Parnaíba (SP), com Domingos Lopes da Silva, nascido no Rio de Janeiro, filho de Francisco Lopes da Silva e Maria Pereira.

7 - Ursula Pedroso (Neta) casou-se em 1706, em Santana do Parnaíba (SP), com Manoel de Mattos Fragoso, nascido em Coimbra, Portugal, filho de Manoel Francisco de Mattos e Maria Ferreira.

Trecho do trabalho: Descendente de João de Almeida Naves
Pesquisa efetuada por Nilson N. Naves

Próximo artigo:

FONTES DE CONSULTAS:
LEME, L.G.S., Genealogia Paulistana
L.L.RICHA, Genealogia Fluminense - Cantagalo
Genealogia e História de Sant’Anna de Parnahyba
Projeto Compartilhar
Personal Ancestral File (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)
História e Genealogia de Araçariguama (Gen Web Project)
BORGES, M.N.F., PEGORINI M.A., MISCHEN, V., CIOTTA, C.L., Resgate da História Sócio-Econômica de Vacaria
Genealogia da Família Silveira
Wikipédia

Comentários

Anônimo disse…
Sou trineta de Joaquim Manoel de Godoy(1833/1905,filho de M.Angélica)e Maria Innocência de Almeida(?),filhos Ricta Maria de Almeida(1866)e meu bisavô Felix José de Almeida(1868),todos de Santanna do Parnaiba/Araçariguama. Tenho muitos documentos, más estou tentando elaborar a genealogia completa. Sei que descendo, dos Almeida/Godoy/Athayde de Pirapora . Necessito de mais dados
Projeto Partilha disse…
Olá cara amiga, descendente de dona Maria Angélica, mãe de Joaquim Manoel de Godoy, nascido em 1833 e falecido em 1905. Vc. Já tentou contatar os "Godoy" de Itu/SP. A cidade fica as margens do rio Tiête, caminho das águas seguidos pelos bandeirantes. No mesmo rio Tiête, o que mais nos aproxima, até hoje, segundo nossa busca é a FAMÍLIA NAVES. Em Pirapora do Bom Jesus, também junto ao rio Tiête, a família encontrou, pelo menos um dos seus. Faça contato com a referida família. Ela está junto conosco, sempre buscando, incansavelmente buscando. Não esmoreça. Em genealogia é assim mesmo, os "fins de linha" apontam um novo recomeço, sempre mais fortalecido pela solidariedade que faz parte intrínseca dos buscadores de seus ancestrais. Luz, Paz e Harmonia.
Anônimo disse…
Será que poderia informar o veiculo, para este contato, endereço eletrônico.
Apesar de meu trisavô ser Godoy, foi casado com Maria Innocência de Almeida, todos de Santanna de Parnaíba, dela nada tenho...
Grata,
Sandra de Almeida
TS Bovaris disse…
Prezado Senhor,

Provavelmente o personagem citado pelo senhor é descendente da linha conquistadora dos bandeirantes cuja origem está em São Paulo, local que já está fora de nosso foco de estudo.

O e-mail de contato deste blog é tsbovaris@gmail.com que são repassados para a pesquisadora Leonor Rizzi que hoje mora na cidade de Carmo da Cachoeira MG.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.