Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

João de Almeida Naves e seus descendentes.


João de Almeida Naves nasceu por volta de 1630, na vila de Algodres da Serra da Estrela, Bispado de Viseu, em Portugal; atualmente essa região pertence ao Distrito da Guarda. Era filho de Maria Sebastiana, nascida por volta de 1610, em Portugal. Faleceu em 1715, em Santana do Parnaíba (SP). Foi pessoa influente na sua comunidade, tendo sido Procurador do Conselho e participado ativamente da vida política e econômica de Parnaíba.

No livroNotas para a História de Parnahyba”, escrito pelo padre Paulo Florêncio da Silveira Camargo, encontramos várias referências, transcritas das atas da câmara, algumas pitorescas, sobre a atuação de João de Almeida Naves como Procurador do Conselho. Transcrevemos algumas, do ano de 1680:

João de Almeida Naves era zangado e enérgico. Em 17 de janeiro requer seja o povo avisado para limpar a vila; estava aquilo tão cheio de mato!”

Em 17 de fevereiro exige mais: que se faça a estrada para São Paulo e se mandasse consertar a casa do conselho, pois estava danificada.”

Energicamente protestava contra uns negros que andavam armados. Isso era muito 'mal premettido'. Que se castigassem os culpados.”

“... era necessário levantar na vila uma forca. Onde é que se viu uma vila sem forca?!”

Trecho do trabalho: Descendente de João de Almeida Naves
Pesquisa efetuada por Nilson Naves

FONTES DE CONSULTAS:
LEME, L.G.S., Genealogia Paulistana
L.L.RICHA, Genealogia Fluminense - Cantagalo
Genealogia e História de Sant’Anna de Parnahyba
Projeto Compartilhar
Personal Ancestral File (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)
História e Genealogia de Araçariguama (Gen Web Project)
BORGES, M.N.F., PEGORINI M.A., MISCHEN, V., CIOTTA, C.L., Resgate da História Sócio-Econômica de Vacaria
Genealogia da Família Silveira
Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.