Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Borges Pinto descreve a estrutura dos quilombos.


O capitão Luis Borges Pinto ao descobrir nas matas da região da Casa da Casca um quilombo, supôs inicialmente tratar-se de uma aldeia indígena em função do grande número de choças e roças.1

Será que foi só por causa do tamanho da estrutura localizada que Borges Pinto se confundiu? Não seria possível que a estrutura por ele vista possuísse características das aldeias indígenas da região?

Uma destas prováveis características foi identificada numa Carta Régia enviada ao Governador Lourenço de Almeida, afirmando com base em informações prestadas que, na Comarca do Rio das Velhas existia um quilombo que era como “...aldeias de gentio escondidas entre os matos...”2

Pensando nesta possibilidade, localizou-se uma contribuição que permite pensar nessa convivência e nas trocas culturais entre índios e quilombolas. Trata-se de uma análise sobre as aldeias tupinambás3.

Trecho de um trabalho de Marcia Amantino.

Próximo Texto: Os quilombos mineiros e a tecoaba.
Texto Anterior: A miscigenação cultural dentro dos quilombos.

Imagem - Tecoaba - Fonte: ASSIS, Valéria S de. Uma proposta de análise espacial de sítios tupinambá...
1. TAUNAY, Afonso de E. Op. Cit. p. 161
2. Carta Régia para o Governador Lourenço de Almeida. 9.11.17...APM, SC 29 p. 129
3. ASSIS, Valéria S de. Uma proposta de análise espacial de sítios tupinambá pela abordagem Etnoarqueológica. Comunicação apresentada no IX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Rio de Janeiro. 22 a 26 de setembro de 1997.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.