Renovação na Câmara de Carmo da Cachoeira-MG.


A Câmara de Vereadores de Carmo da Cachoeira, fruto das eleições 2008, terá um perfil muito diferente do eleito em 2004. Apesar de todos os integrantes da atual legislatura terem tentado a reeleição, o índice de renovação atingiu 66,7%, ou seja apenas três entre os nove atuais edis reassumirão suas cadeiras sem dependerem de uma vacância.

Entre os nomes que não voltarão está o do presidente da casa, Walmir Caldeira. Outros postulantes ficaram muito próximos do limite de aprovação, como é o caso dos vereadores: Sérgio da Silva , Dalmo Elísyo Oliveira Reis e Leandro de Paula Sarto. Estes poderão reassumir suas cadeiras caso algum dos componentes da nova bancada aceitem outros postos na administração ou tenham que se afastar por algum outro motivo.

Na capital mineira o índice de renovação também foi considerado alto, mas não passou de 39%, o que demonstra a excepcionalidade da eleição cachoeirense. A bancada feminina não sofreu alteração, visto que a vereadora Renata de Cássia Cunha Chagas, única representante mulher no legislativo continuará na casa, ainda mais fortalecida por ter conseguido ficar em segundo lugar nas urnas.

Contrapondo-se a rejeição aos atuais mandatários, a grande surpresa ficou por conta de José Reis Rodrigues, o conhecido Meio-dia, um trabalhador rural de 41 anos e com o ensino fundamental incompleto, que obteve ampla maioria dos votos.

Os novos vereadores somente serão empossados em primeiro de janeiro de 2009, sendo que até lá os atuais vereadores deverão apreciar projetos importantes que poderão facilitar ou criar barreiras para o prefeito Hélcio Reis, que também assumirá em 2009.

Quem fica, quem entra e quem espera e quem sai.

Ficam

Renata de Cássia Cunha Chagas
Tomé Claúdio Mantovani
João Donizetti Mantovani

Entram

José Reis Rodrigues
Israel Pereira de Souza
Wanderlúcio José da Costa Prado
Arnaldo Francisco Castelhano
Nilson Roberto Adão

Elias Rosa Ferreira

Suplencia

- 10º - Sérgio da Silva
- 11º - Dalmo Elísyo Oliveira Reis
- 12º - Leandro de Paula Sarto
- 13º - Odilon Guimarães Andrade
- 14º - Marlene Aparecida domingos do Carmo

Saem

- 19º - Donizetti Silva de Abreu
- 21º - Eduardo dos Santos Teixeira
- 29º - Walmir Caldeira

Confira o quadro com os votos dos 20 mais votados.

Comentários

projeto partilha disse…
Ares de um novo tempo, em que o povo VIVE a democracia. É atuante. Que este NOVO TEMPO venha embalado numa roupagem leve e fluídica de Esperança, de Fé, de Amor Universal.
O bairro, "Praça de Esportes" é formado de uma laboriosa e sofrida classe trabalhadora. Muitas crianças moram lá. Desse meio, é que surge o edil mais votado em Cachoeira, "MEIO DIA". Cristão presbiteriano convicto, é muito querido de toda população. O bairro onde ele mora, no domingo, no início da noite, foi palco de um grande espetáculo de fogos. Lançados aos ares, ao explodirem e deixarem o céu prateado, refletiam um desabafo. Nos estampidos o som do grito incontido. Festejavam a grande vitória, a da democracia. Conseguiram, pela união, levar à Câmara, um de seus representantes, "Meio Dia".
Nesta segunda-feira, a partir das 17 horas, um outro espetáculo inédito em Cachoeira. Uma carreata comemorativa percorreu as ruas da cidade, numa manifestação de muita alegria. Alegria contagiante. Para os cidadãos que viveram, em sua juventude, o tempo das "diretas já", o espetáculo conseguiu sintetizar um retorno de um período de conquistas. Conquistas construídas, e como fruto da união. Ao sair às ruas, e da forma como aconteceu, o cachoeirense demonstrou que não aceita o PATERNALISMO, o que ele quer é OPORTUNIDADE DE TRABALHO, ele não precisa e não quer esmolas. Quer viver a dignidade de ser um cidadão brasileiro, sobretudo CACHOEIRENSE. Foi esta a bandeira levantada pela chapa vencedora. Foi esta que a elegeu. Não só nas urnas, mas confirmada nas ruas. O povo mostrou união, e selou os resultados. Mostrou que vai "pegar junto", que vai acompanhar as ações de seu líder.
Parabéns CARMO DA CACHOEIRA. Você conseguiu constituir a mesa de sua Câmara, em nível Municipal, com diferentes representações populares, inclusive a da MULHER. Luz e Harmonia a todos.
Como bem falou o projeto partilha, que o novo mandato seja um período de conquistas, que começou com a eleição do Candidato Hélcio, com um potencial enorme de fazer diferente!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.