Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr

Um cadinho da história de São João Nepomuceno.


O início do Arraial de São João Nepomuceno das Lavras se deu em torno da capela edificada pelo Capitão Mateus Luiz Garcia, em 1776, na sua propriedade rural denominada Congonhal, cujo capelão foi o Padre José Alves Preto1.

O povoado foi elevado a distrito, termo da vila das Lavras do Funil, pela resolução de 13 de outubro de 1831. A lei n.209, de 7 de abril de 1841, criou a freguesia, até então sob a jurisdição da freguesia da vila de Lavras do Funil.

Com o crescimento e progresso do povoado, este foi elevado à vila e município, pela lei n.556, de 30 de agosto de 1911, sob a denominação de Nepomuceno. A câmara Municipal foi instalada em 1 de junho de 1912, mas, inexplicavelmente, o distrito administrativo permaneceu com a denominação de São João Nepomuceno de Lavras. Somente, em 7 de setembro de 1923, pela lei n.843, foi feita a alteração para simplesmente Nepomuceno.

Artigo de Paulo Costa Campos

Próxima matéria: A Companhia Viação Ferrea Três Pontana.
Matéria Anterior: A localidade de Porteira de Tábuas em Três Pontas.

1. DC. Lefort, ed. 1993, p.223

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

As três ilhôas de José Guimarães.

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.