Sinopse biográfica de Desise Cassia Garcia.

O Projeto Partilha gostaria de prestar homenagem a Denise Cassia Garcia, através da publicação de alguns pontos que marcaram sua vida. Denise Cassia, receba-a, como manifestação de profunda gratidão pelo seu trabalho, que envolve também nossa gente, nossa terra. Luz e Harmonia.

Denise Cassia Garcia, é autora de um trabalho em genealogia: Os Garcia "Frades".

Nascida em Campo Belo, Minas Gerais fez o primeiro grau escolar no Colégio São José e o segundo grau (curso científico e auxiliar de contabilidade) no Colégio Dom Cabral naquela cidade. Após a conclusão do segundo grau, foi para São João Del Rei, Minas Gerais, onde tendo passado em primeiro lugar no concurso vestibular, cursou Administração de Empresas, na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de São João Del Rei - FACEAC. No primeiro ano da faculdade, em uma turma de 200 alunos, foi agraciada com medalha de ouro na cadeira de Introdução à Economia. Paralelamente, fez cursos profissionalizantes: Marketing Integrado, Liderança Empresarial, Introdução de Sistema de Computadores, Noções de Segurança do Trabalho e Implantação de CIPA nas empresas. Também fez cursos de inglês, francês, alemão e continuou seus estudos de piano.Realizou ainda, em São João Del Rei, um trabalho de pesquisa para a Fundação Projeto Rondon, de como estabelecer um sistema de assistência social e médica nas favelas. Tendo concluído o curso de Administração de Empresas em São João Del Rei e com o falecimento precoce de seu pai, voltou a residir em Campo Belo, quando então passou a se dedicar ao cultivo de café em sua fazenda. Depois de dois anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, mas voltando sempre à sua cidade natal para dar continuidade às sua atividades. Em 1982, já no Rio de Janeiro, cursou Administração Financeira na Fundação Getúlio Vargas e também continuou seus estudos de inglês e francês; em 1983, em Campo Belo, foi agraciada pelo Ministério da Agricultura e INCRA, com a Medalha de Ouro e Título de Produtor Modelo 1983, pelo seu desempenho no setor agro pecuário. Ainda em 1983, ingressou no curso de Direito das Faculdades Integradas Bennett no Rio de Janeiro. Exerceu a advocacia como estagiária e como profissional durante três anos.Em 1986 voltou à Fundação Getúlio Vargas, onde fez um curso de Contratos Comerciais. Já no segundo semestre do mesmo ano foi para Paris, França cursar Direito Internacional Público na Université de Droit d'Economie et de Sciences Sociales de Paris (Panthéon - Sorbonne) e paralelamente fez o curso de Literatura e Civilização Francesa na Université de la Sorbonne. Retornando ao Brasil em 1987, em tempos difíceis para a agricultura do País, dedica-se novamente à atividade agrícola e inicia no mesmo ano, as pesquisas que deram origem aos apontamentos que o Projeto Partilha está fazendo uso. Em maio de 1989, é convidada, através do prestigiado Dr. Djalma Garcia Campos, para integrar o quadro de sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Olaria Barra da Babilônia é vendida pelos Naves.
Artigo Anterior: O ilumidado Padre Izidoro em Carmo da Cachoeira.

Comentários

DENISE GARCIA disse…
Muito obrigada! Fico imensamente feliz e agradecida pelo reconhecimento do meu trabalho!
Outrossim, parabenizo pelo blog CARMO DA CACHOEIRA- HISTÓRIA e CULTURA. Excelente!

Denise Garcia - denisegarcia@stratus.com.br
Thiago Lobato disse…
Denise Garcia, o email do seu texto não existe mais, gostaria de contactar você para conversar sobre o livro. favor me retornar quando possível. Grato

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.