As obras do prefeito Sebastião Modesto de Oliveira.


O prefeito Sebastião Modesto de Oliveira governou a cidade de Carmo da Cachoeira no final da década de setenta, realizou as seguintes obras de infra-estrutura:

- colocou iluminação pública na Rua JK e no bairro onde se acha localizada a Escola Estadual "Dr. Moacir Rezende", num total de 12 ruas;
- fez o calçamento das Ruas D. Corina, Luiz Galvão, Oliveiros Reis, Eugênio de Souza, Tabajara, Antônio Justiniano dos Reis, D. Inocêncio, Cônego Zequinha e Praça Santo Antônio, que será ajardinada1;
- construiu 2.000 metros de esgoto em diversas ruas e 1.500 metros de meio-fio em outras;
- aumentou o número de penas dágua de 679 para 1.112;
- o aumentou a captação e reformou da rede dágua, com a aquisição de novas máquinas adutoras;
- colocou 500 metros de tubulação de cimento, de um metro de diâmetro, para escoamento das águas pluviais, na Rua Olímpio Virgulino de Souza. É preciso citar que, tanto as manilhas como os bloquetes empregados no calamento das ruas foram fabricadas na Prefeitura, com maquinário adquirido na sua administração.

No que se refere a esportes, a Prefeitura participa também na manutenção da Praça dos Esportes e auxilia o Tabajara Esporte Clube.

Além das obras já mencionadas realizou o Prefeito mais o seguinte: está auxiliando na construção de três casas destinadas ao Destacamento Policial local e cujo terreno foi doado pela Prefeitura, apoiou a construção de asilo que está terminado, aguardando inauguração e em breve será iniciado o serviço de abastecimento dágua pela COPASA, iniciando-se também a construção de 100 casas populares, cujos convênios já foram assinados.

Não será possível, sem cometer grande injustiça, deixar de mencionar que, em todas as reivindicações levadas ao Governo Estadual a favor do nosso município, o Sr. Sebastião Modesto contou sempre com o apoio e a boa vontade dos Senhores Deputados Dr. Morvan A. Acayaba de Rezende e Dr. José Bonifácio Filho e do Secretário do Governo Dr. Márcio Manoel Garcia Vilela e Dr. Carlos Eloy, que acolhiam os pedidos e demonstravam todo o empenho em que os mesmos fossem atendidos. A estes ilustres coestaduanos deverão estender-se os agradecimentos do povo cachoeirense.

Para 1981, o Prefeito Sebastião Modesto tem programado as seguintes obras:

- construção do prédio da Prefeitura Municipal;
- do Posto de Saúde;
- do Parque Infantil;
- do Mini Posto de Saúde do povoado de Palmital;
- o calçamento e iluminação em diversas ruas; e
- a remoção da caixa dágua existente na Praça de Santo Antônio.

Como está a vista de todos, grande tem sido a obra realizada pelo Prefeito Sebastião Modesto, nesta sua segunda gestão como chefe do Executivo de Carmo da Cachoeira. O progresso verificado na cidade nestes últimos anos, não pode passar desapercebido a quem quer que seja. E assim vamos caminhando para o futuro com esperanças de ainda melhores dias, embora sabendo que o mundo não poderá encontrar o caminho da paz e do progresso pacífico, enquanto existirem nações egoístas e más, que vivem pregando a paz e a defesa dos direitos da criatura humana, e sorrateiramente vão minando os alicerces da civilização cristã e preparando a agressão a outros povos menores e mais fracos e a sua escravização.

Prof Wanderley Ferreira de Rezende

trecho do Livro: Carmo da Cachoeira: Origem e Desenvolvimento.

Próxima matéria: Relação dos prefeitos de Carmo da Cachoeira.
Matéria Anterior: Sebastião Modesto e a educação e os transportes.

1. Matéira editada 0riginalmente em 1980.
2. penas dágua são ramais individuais domésticas da rede de distribuição de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.

Pesquisando a genealogia italiana

A organização do quilombo.