Quem foi o Sr. Antonio Justiniano dos Reis.

- Antônio Justiniano dos Reis nasceu em 19/01/1846 na fazenda da Serra. Casou-se com Idalina de Oliveira Costa, filha de João Batista de Oliveira Costa (João Baptista de Oliveira Costa), nascido em 10 de maio de 1835 e Eliza Felisbina, nascida em 02/09/1839.

- José Fernandes Avelino casou-se e viveu até a velhice com com dona Maria Clara Umbelina. Os 4 últimos anos de sua vida viveu, em segundas núpcias com Rita Victalina de Sousa.

Ainda estamos nos perguntando quem teria sido dona Maria Clara Umbelina? pode até ter havido aí um casamento entre parentes, visando o fortalecimento do clã. Mas temos que buscar a origem de sua primeira mulher - a que pode ter trazido dotes e incorporado heranças, aos bens do casal, e que posteriormente passaram a formar o Patrimônio da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Comentários

projeto partilha disse…
JOSÉ FERANDES AVELINO casado, em segundas núpcias com RITA VICTALINA DE SOUSA (Souza). Vamos ouvir THOMAZELLI, Aparecida Gomes do Nascimento, p. 98, Capítulo 2, do Título 2 - Descendência de JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DO NASCIMENTO, batizada em 25.06.1749, "constitui o ramo que foi morar em São Tomé das Letras e daí se expandiu por localidades diversas, já bastante misturado às famílias das redondezas", SEGUNDA FILHA DE João Gomes do Nascimento, O PATRIARCA DA FAMÍLIA (p.81).
O Capítulo 2, Dona ANA JOSEFA DO NASCIMENTO, casou-se na Capela de São Bento de Campo Belo, em 25.04. 1798, com Viente Ferreira Mafra, filho de dona Estácia Ana Ribeiro do Evangelho, natural da Borda do campo (hoje - 1989 - "Corrêa de Almeida") e filha de João Francisco do Evangelho e de dona Francisca Ribeiro Martins, esta natural da Vila de São José del-Rei, hoje Tiradentes. Dos filhos do casal, Ana Josefa e Vicente,
Dona Maria Caetana Mafra casou-se com Antonio da Costa e Silva, natural de Lavras, filho de João da Costa Guimarães e de Isabel Pedrosa.
Thomazelli, p. 102: "D. Ana Josefa do Nascimento e Vicente Ferreira Mafra residiam na Fazenda do Rio do Peixe, Vicente faleceu em 4.6.1853. já viúvo. Deixou testamento que se encontra em arquivos em Campanha, e do qual constam os nomes de seus filhos. Quis ser enterrado com o hábito de São Francisco da Ordem Terceira. Foram pais de:
*Maria Mafra, casada com Elias Francisco (Ferreira) de Oliveira;
* Luísa Ferreira Mafra;
*Antonio Ferreira Mafra;
* PAULO FRANCISCO MAFRA ou PAULINO FERREIA MAFRA casado com dona LUCIANA MARIA DE JESUS, filha do tenente FRANCISCO INÁCIO DE SOUSA e de sua mulher MARIA TERESA VILELA. O casal residia em CARMO DA CACHOEIRA, Minas Gerais".

PAIS DE RITA VICTALINA DE SOUSA,
casada em segundas núpcias com

JOSÉ FERNANDES AVELINO, viúvo de
MARIA CLARA UMBELINA,

DOADORES DE PARTE DAS TERRAS QUE FORMARAM O PARTIMÔNIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO, em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais.

OUTRA PARTE FOI DOADA PELA

FAMÍLIA RATES, cujo primeiro morador foi MANOEL ANTÔNIO RATES,
casado com MARIA DA COSTA MORAES.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.