Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Fazenda Paraizo do Capitão Diogo Garcia da Cruz.


Este imóvel rural pertenceu ao Capitão Diogo Garcia da Cruz, situado entre os municípios de Três Pontas e Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais. Alguns biógrafos do Capitão Garcia afirmam que a sede era no Município de Nepomuceno, todavia, o historiador e genealogista trespontano, Amélio Garcia de Miranda registra que se situa no município de Três Pontas.

Uma das últimas referências sobre a fazenda é de que ela passou a ser propriedade de seu filho Capitão Francisco Garcia de Figueiredo, casado com Maria Tereza de Figueiredo (Maria Tereza do "Mato"). Este último casal deixou grande descendência no Sul de Minas1. Atualmente a propriedade, ou parte dela, pertence `Maria Tereza Rodrigues de Figueiredo e seus filhos, com a denominação de "Fazenda do Mato". Há na sala da sede da fazenda bela e antiga capela que, segundo a tradição, foi construída pelo Capitão Garcia.

Artigo de Paulo Costa Campos

Próxima matéria: Capitão Figueiredo em Aiuruoca, os fatos e o mito.
Matéria anterior:
Cia de Ordenanças de Três Pontas sob o comando de João Francisco do Vale.

1 AGM, in RIHGMG. VII p. 525

Comentários

Anônimo disse…
A "TEREZA DO MATO" é muito familiar na fala de dona Zilah dos Reis Vilela de Oliveira, casada como o senhor Percy. É sua ancestral.

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.