Fazenda Paraizo do Capitão Diogo Garcia da Cruz.


Este imóvel rural pertenceu ao Capitão Diogo Garcia da Cruz, situado entre os municípios de Três Pontas e Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais. Alguns biógrafos do Capitão Garcia afirmam que a sede era no Município de Nepomuceno, todavia, o historiador e genealogista trespontano, Amélio Garcia de Miranda registra que se situa no município de Três Pontas.

Uma das últimas referências sobre a fazenda é de que ela passou a ser propriedade de seu filho Capitão Francisco Garcia de Figueiredo, casado com Maria Tereza de Figueiredo (Maria Tereza do "Mato"). Este último casal deixou grande descendência no Sul de Minas1. Atualmente a propriedade, ou parte dela, pertence `Maria Tereza Rodrigues de Figueiredo e seus filhos, com a denominação de "Fazenda do Mato". Há na sala da sede da fazenda bela e antiga capela que, segundo a tradição, foi construída pelo Capitão Garcia.

Artigo de Paulo Costa Campos

Próxima matéria: Capitão Figueiredo em Aiuruoca, os fatos e o mito.
Matéria anterior:
Cia de Ordenanças de Três Pontas sob o comando de João Francisco do Vale.

1 AGM, in RIHGMG. VII p. 525

Comentários

projeto partilha disse…
A "TEREZA DO MATO" é muito familiar na fala de dona Zilah dos Reis Vilela de Oliveira, casada como o senhor Percy. É sua ancestral.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.