Dona Nenê e a cura medicinal em Carmo da Cachoeira.


Dona Nenê é uma pessoa especial. Nós a amamos muito. Reflete o aspecto devocional do universo, através dos valores internos presentes em seu agir no dia a dia. É humilde, sincera, fervorosa e submissa a vontade de seu Criador.

Busca recurso de cura nos elementos da natureza, através das ervas que mantêm em seu quintal. É comum ver pessoas chegando, para buscar um raminho de alguma erva que esteja necessitando. Ela preserva os que nascem expontaneamente em seu quintal, e cuida para não acabar com aquelas que viram chás, e ajudam as mães a tratarem as doencinhas de suas crianças. A idéia de tomá-la como representante da "mulher servidora nos lares" foi o estudo das origens de Carmo da Cachoeira.

Casou-se com Cirineu, um descendente dos "Martins Costa" ou "Costas Martins"; "Pinto", ou simplesmente "Costa".

Futuras pesquisas poderão nos ajudar a reconhecer a questão da origem desses nomes aqui em Cachoeira. Outro ponto é a ligação de Dona Nenê como servidora fiel nos trabalhos domésticos e de acompanhamento da família a que servia. Existe uma forte ligação que se mantêm até hoje com a família tradicional da fazenda Itamarati dos "Resende" e "Naves".

Próxima Matéria: Paulo Sérgio da Silva, um pai, um exemplo de vida.
Matéria anterior:
As velhas e a mais nova geração dos Rattes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.