Padre Edigar Sant'Anna, um homem de Cachoeira a serviço de Deus.


Aos 05 dias do mês de Agosto de mil novecentos e dezenove, nesta matriz. Batizei solenemente a Edigar, nascido em 20 de junho de mil novecentos e dezenove, filho de Ovídio Alves de Gouveia e de Maria Conceição Sant'Anna. Foram padrinho: Eduardo Alves de Gouveia e Maria Segunda das Dores. E para constar mandei lavrar este termo que assino: Vigário Padre João Paiva do Amaral.”

A questão da grafia do nome do Padre Edgard é sempre um assunto espinhoso, pois em sua certidão de nascimento consta apenas como "Edygar", no entanto, em todas as outras referências está grafado "Edgar".

Outro dado que não confere é sua data de nascimento. Padre João Paiva documentou o nascimento a 20 de junho de 1919, e no Livro n.4-A de Registro de Nascimentos, sob n.8 às fl184 consta: "encontra-se o assento de EDYGAR, nascido aos treze de julho de mil novecentos e dezenove; às 8:00 horas, em domicílio, nesta cidade de Carmo da Cachoeira-MG, do sexo masculino, Filho de dona Maria da Conceição Sant'Anna e de Ovídio de Gouvêa, negociante, natural deste distrito. Sendo padrinhos: Eduardo Alves de Gouvêa e Maria Secunda das Dores (Maria das Dores Ribeiro de Sant'Anna), sendo avós paternos: Gabriela de Souza, sendo avós maternos: José Baptista de Sant'Anna e Maria Secunda da Conceição das Dores. O escrivão de paz efetivo Adelino Eustachio de Carvalho. Sendo declarante Ovídio Alves de Gouvêa."


Padre Edgard foi criado por sua avó Maria Secunda Ribeiro Sant'Anna, estudou nos seminários de Campanha e de Mariana, sendo ordenado sacerdote, por Dom Frei Inocêncio Engelke, a vinte e oito de novembro de 1943. Sacerdote piedoso, culto, foi vigário cooperador de Três Pontas, pároco de Pouso Alto e de Careaçu. Da Diocese se retirou, por motivo de doença, e foi prestar seus trabalhos na Diocese de Rio Preto, no estado de São Paulo, onde foi pároco de Poloni, conforme consta no 21° Anuário Eclesiástico da Diocese de Campanha de 1959.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.