de ACVL6:
Este blog foi realmente uma grande conquista para a divulgação de nossa cidade e de nossa história. E conquistas como essa só se torna possível, graças ao espírito pioneiro de pessoas cuja a missão neste mundo é de partilhar e servir. Escrevo isso de coração agradecido e feliz pois sou filho de Dr. João Otaviano da Veiga Lima (Dr. Veiga), e de D. Alexandrina Corrêa Veiga Lima (D. Neta), pessoas que fizeram história nesta terra, juntamente com outras personalidades ilustres.Agradeço de coração a esse(s) pioneiro(s) que idealizaram este trabalho tão bonito.
de ♥ Verinha ♥:
adorei , obrigada ja vi o video, ñ sou de carmo o avó do meu marido era... abraços... mas é mto boa essa cidade ele tem uma tia q mora aieu tbm gosto mto dai...tchauuuuuuu...
de Rogerio:
Obrigado pela oportunidade de matar um pouquinho as saudades de Carmo. Acredito que saudade é a força que precisamos para voltar. Abração.
Colab. vol. em Luminárias:
Não sei se ajudo ou atrapalho, no entanto, encontrei numa caixa velha, quando fui demolir uma parede. Se servir bom. Se não servir bom também, porque valeu o propósito de ajudar a cultura da região. Venda que Francisco Daniel da Costa (1840 e 1882) e sua mulher Maria Candida de Gouvêa. Comprador João Villela Fialho e seus filhos, todos moradores na freguesia de Luminárias. Possuidores da ffazenda denominada Capão Redondo (1873), desmembrada do lugar denominado Mata Vaca, divisando com os outorgantes até encontrar as divisas pelas terras dos outorgados: "no alto da Serra do Urubu, dahi tomando a esquerda, sempre pelo vallo até encontrar as divisas das terras de José Alves Taveira - e ahi, sempre pelo mesmo vallo até encontrar o córrego do Mata-Vaca e por este acima até onde pricipio e fim desta demarcação." João Villela Fialho (...) "que por nós pagarão o que devíamos a João Alves Gouvêa (1873); Antônio Dias Pereira de Oliveira; João Baptista da Fonseca; Rebello & Gouvêa; José Antônio dos Reis; Rita Victalina de Souza (1862); Francisco de Paula Rezende; Antônio Bittencourt Amarante; José Baptista Fonseca; Antônio Rosa da Costa; João Rezende Branquinho Reis d'Oliveira e no que deviam ao outorgado João Villela Fialho." Testemunhas: José Villela de Rezende e major Evaristo Gomes de Paiva (1891). Fazenda Sete Cachoeiras, pertencente a freguesia de Três Pontas. Colletoria da cidade de Varginha, 24/07/1888. Assinam: Álvaro Dias Pereira de Oliveira e Antonio Dias Pereira de Oliveira.
de Projeto Partilhatário:
No livro de n. 24,no ano de 1861 uma informação: Ignácio Lopes Guimarães (1864 e 1871), natural da villa de Aiuruoca e morador nesta freguesia do Carmo da Cachoeira, 58 anos, casado. Livro 26 um assunto que trata da herança do finado Olimpio Candido Villela, referindo-se a escravos que se acham em poder de Antônio Bernardes Pinto, irmão de Domingos José Pinto. Outorgante vendedor, Candido Thomaz Villela. Cita Olimpio Candido Villela, filho de Marianna Leopoldina dos Reis, "sua finada mãe". Comprador Douctor Christianno Mauricio Stokler de Lima, morador no termo de Passos.


Comentários

voluntário em Luminárias disse…
Francisco de Paula Candido, residente na freguesia do Espírito Santo dos Coqueiros, do município das Dores da Boa Esperança. Como outorgantes JOÃO ALVES DE AZEVEDO, residente em Lavras do Funil (...) é legítimo senhor e possuidor de partes de uma caza e quintal na freguesia de CARMO DA CACHOEIRA cita no lugar em que segue-se o arruamento da ESTRADA COMMERCIAL de São João Nepomuceno/Três Corações do Rio Verde e posses de Joaquim Ferreira de Azevedo e Thomé Monteiro da Costa, a direita pela rua que segue-se para a estrada de Lavras e a esquerda pelo mesmo tapume de cazas- cujas partes elle outorgantes houve as por compra feita a MODESTO ANTONIO NAVES e sua mulher. Em fev/1887, JOÃO ALVES DE AZEVEDO.
Projeto Partilha@ disse…
FAZENDA CAPÃO DOS ÓLEOS. O Projeto Partilha recebeu e repassa o seguinte dado: "Escriptura de compra e venda que fazem ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA CHAVES e OLYMPIA CANDIDA DE FIGUEIREDO em 27/05/1887 d´esta freguesia do Carmo(...) nesta FAZENDA DO COURO DO SERVO. São proprietários de uma parte de terras e benfeitorias - cuja parte na FAZENDA DO CAPÃO DOS ÓLEOS desta freguesia de Carmo da Cachoeira, de Antonio Teixeira da Silva Chaves".
colaborando com o P.Partilha. disse…
ANTONIO FERREIRA DA SILVA CHAVES e sua mulher Olympia Candida de Figueiredo, representada por procuração a seu marido feita aqui, em Dores da Boa Esperança. O comprador é Manoel Antonio dos Reis, res. em Nepomuceno de Lavras (...) foi dito pelos outorgantes , em presença das testemunhas que são senhores e possuidores de uma parte de terras em comum com FRANCISCO AUGUSTO DE FIGUEIREDO na Fazenda de São João Nepomuceno de Lavras, cuja parte houverão por permuta feita com os menores ANTONIO, JOÃO e FRANCISCO, filhos do outorgante SILVA CHAVES como consta do alvará passado pelo Juiz de Direitoda Comarca em dacta de 14/03 do corrente cuja parte de terras vendem e (...). Exercício 1886-1887 pela compra Capetinga de São João Neponuceno. Assinam ANTONIO FERREIRA DA SILVA CHAVES; MANOEL ANTONIO DOS REIS; TIBURCIO DE BARROS E SILVA; ACHILLES JOSÉ MENDES. Procuração acima para transmissão de uma parte de terras na fazenda CAPÃO DOS ÓLEOS, na freguesia da CACHOEIRA DOS RATES, termo da Cidade de Varginha ao major Gabriel dos Reis Silva. Receita debitada ao colletor a importância (...)

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.