Antigo altar da Igreja - gótico ou barroco


O antigo altar da Igreja Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira, é descrito por uns como sendo uma obra barroca enquanto por outros como sendo gótica.
O que existe de fato é uma foto de baixa definição do altar, a qual comparamos aqui com o barroco altar da Igreja Nossa Senhora da Candelária em Itu e com o altar gótico de São Pedro de Alcantra em Petrópolis.
Um estudo pormenorizado sobre as características daquela obra ainda está por ser feita, mas podemos considerar a hipótese de ser uma obra gótica, pois não possui a suavidade das linhas, as colunas salomônicas, os adornos e tantos outros detalhes que fazem da arte barroca algo ímpar em nossa cultura.
A beleza da arte barroca está na forma com que ele trabalha as linhas diagonais e oblíquas, que buscam as grandes alturas, parecendo querer atenuar a lei da gravidade.

Comentários

projeto partilha disse…
Seremos gratos, caso você tenha alguma informação e possa colaborar nesta construção coletiva de reconhecimento do passado de Carmo da Cachoeira, MG. Aguardamos.
dominicano disse…
Neste domingo, vamos chamar Eclesiástico, prólogo e registrá-la nesta obra: "Dediquei então muitas noites em claro e todo o meu conhecimento, para terminar o trabalho e publicar o livro."

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.