de Carlos Alberto:
Padre Godinho era um orador eloqüente. Minha mãe não perdia suas pregações na Semana Santa. Tanto que em meu Poema: "Era Sonho" eu cito, de forma intrínseca, Padre Godinho...."Saudades do filho da terra que em roma estudou. Que na pregação do encontro, Mãe e Filho exaltava. Dizia da dor que o Homem por nós suportou. Do corpo inerte nos braços da Virgem-Exclamava".
de Projeto Partilha:
Uma das alternativas religiosas para o pessoal da fazenda da Ponte Falsa era utilizar a Ermida de São Bento do Campo Belo. Outros utilizaram a mesma Ermida, por exemplo, João Gonçalves Valim (1801), ligado aos Rates por compadrio, ele foi casado com Margarida Francisca do Evangelho em primeiras núpcias e com Ana Angélica de São José em segunda. Residia na fazenda Barreiro, em Lavras do Funil, possuindo bom contigente de escravo. Nomeia como testamenteiros, Àngelo Pimenta de Godoy; Antônio Pinto de Moraes. Do primeiro casamento teve Inácia Teresa do Evangelho, natural da Borda do Campo, casada na Ermida de São Bento do Campo Belo, em 27 de fevereiro de 1786, com Diogo Garcia Lopes, f.l. de Miguel Lopes da Silva e Júlia Maria do Nascimento, filha da açoreana Julia Maria da Caridade e Diogo Garcia. Estepessoal é contemporôneo de Manoel Antonio Rates e usaram a mesma ermida para atos religiosos, inclusive "Valim" sendo padrinho de "Rates".
de Rubia:
"Há três tipos de pessoa: as que veêm, as que veêm quando llhes é mostrado, e as que não veêm." Quem aí é o cegueta?
de Karenzina:
Também vou postar um pensamento. Genial neste caso. Dou a palavra a um filósofo: Friedrich Nietsche."Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens."
da descendência:
Falando dos antigamente, a cidade ao lembrar-se do Mingutinha logo pensa em Balthazar Corrêa Simões de Barros (1871 e 1873). Era o braço direito de Mingutinha no aspecto da manutenção de sua segurança pessoal.


Comentários

Projeto Partilha disse…
Carlos Alberto do comentário acima é poeta cachoeirense, Carlos Alberto Caldeira. Intérprete na poesia o Topeiro de Carmo de Cachoeira, autor da recente poesia apresentada sob forma de clipe em homenagem as Mães pelo seu dia, segundo domingo de maio.Somos gratos pela sua participação. Volte sempre. Um recadinho e uma pergunta: Tem poesia nova para disponibilizar? Corpus Christi está aí, as rua enfeitadas também. Se tiver algo, é só postar e TS Bovaris saberá como mostrá-la ao mundo. Carlos Caldeira, o senhor é um arauto da cultura de Cachoeira.
capixaba disse…
Arauto é um emissário e que seja do príncipe da Paz.
observador disse…
Que dupla, Diomar e Carlos Caldeira, hein? Diomar na gravação. Carlos Caldeira na pena.
Bola na cesta disse…
Já que o assunto é Cultura vou bisbilotiar, pode? Vejam e orgulhem-se em www.flickr.com/photos/mangalarga_do_sheik/2451367267

no mesmo endereço em 2451367237.
A página é Fazenda Chamusca Exposição 03 Flickr - Compartilhamento de fotos! Microsoft Internet Explorer.
por hobby disse…
Epa, voltou em pauta a Fazenda Chamusca. Pois olhe e anote: Nesta Fazenda morou Manoel Lopes de Siqueira, nascido em 1782, pai de Joana. Quer tirar a teima? Veja inventário de Bento Lopes de Siqueira.
Investigativo disse…
Já que o "por hobby" palpitou ... ...
vou perguntar aos cachoeirenses, posso? Quem foi Francisca Alves de Gouveia? Veja que é uma "ALVES", que poderia ser "DIAS", que embrólho,não? Mas não é nada disso, foi só um jeitão carioca de brincadeira. Veja inv. FRANCISCA ALVES DE GOUVEIA, irmã de Martinho Dias de Gouveia, de Ana Teresa de Gouveia, viuva de José Pereira... .... e outros
O Notívogo disse…
São 3 horas da manhã, mas como sou notívago, portanto, só durmo de dia, faço meu trabalho de colaborador sem ser chamado. Mas faço. Uma dica prá vocês, dica quente, não vão se queimar. INVENTÁRIO de ANTONIO PEREIRA DE GOUVEIA. Ano 1829. Ele foi casado com Mariana Felisbina. Desta Família também tem os "COSTAS" que voces procuram. Um tal de ANTONIO DA COSTA OLIVIERA, casado com CAROLINA PURCINA ...

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.