Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário

O Monte Carmelo é uma montanha na Palestina. Neste local o profeta Elias venceu os profetas de Baal, conseguindo assim, provar a estes que o verdadeiro Deus era o Deus de Israel. Lá se estabeleceram os frades contemplativos carmelitas, e durante a era das cruzadas. Em 1222, dois cruzados ingleses levaram para a seu país alguns desses frades. Simão Stock se uniu a eles. Era uma pessoa penitente, austera, e teria recebido um aviso de Nossa Senhora que viriam da Palestina monges devotos de Maria e que deveria unir-se a eles.
O grupo de eremitas vindos do Monte Carmelo e de várias partes da Europa cresceu, e em 1245 elegeu Simão Stock como seu superior. Mas logo ele enfrentou dificuldades, pois determinou que todos os carmelitas deveriam estudar e isto gerou discórdia. Diante de tanta oposição. Simão Stock, com seus 90 anos, retirou-se para o mosteiro de Cambridge, no Ducado de Kent, onde orava e pedia a proteção de Maria. Orava ele em sua cela, quando viu um clarão, na noite de 16 de julho de 1251. Escapulário, dizendo-lhe: Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem: isto será para ti e todos os Carmelitas um privilégio. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno. Desde então, ela jamais deixou desamparar seus devotos, revestidos do Escapulário.
Passaram sete séculos, milhões de cristãos, trouxeram o Escapulário de Maria, e esta devoção chegou ao Brasil em 1586.

Comentários

Maria das Graças disse…
Sua benão nos é mostrada a todo o momento, Máe Santa e Admirável.
Joanna disse…
Nossa Senhora do Carmo, Refúlgio e Advogada dos pecadores mais abandonados, rogai por eles.
Rosa Maria Calheta disse…
Rainha da Paz e Mãe dos Missionários, cobri-os com seu Manto Sagrado.
Belmira. disse…
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Cirene Aparecida Moraes disse…
Senhora do Carmo, Mãe da Família Carmelita e Estrela do Mar, rogai por nós.
Flávia Coelho Guimarães disse…
´Nossa Senhora do Carmo, Mãe dos pobres e dos Mártirtes da América Latina, rogai por nós.
Marely Macedo disse…
Nossa Senhora do Carmo, dai saúde para os enfermos e rogaí por eles. Sê o Refúgio dos pecadores e rogai por eles. Sê a Consoladora dos aflitos e intercedei por eles.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.