À Esméria por relevantes serviços...

senha: gapa
atenção: imagem gigante
Clique na tarja acima e veja um interessante documento de 04 de janeiro de 1889, em que Rita Vitalina de Souza (Rita Victalina), casada com José Fernandes Avelino e filha de Teresa Villela, declara doar à sua escrava Esméria um terreno em Carmo da Cachoeira. Foram testemunhas: Antônio Dias Pereira de Oliveira e Domingos José Pereira de Carvalho.
Disponibilizamos também uma versão em baixa qualidade em nosso arquivo de documentos.

Comentários

leonor disse…
Rita Vitalina(Victalina) de Souza casada em segundas núpcias com o sub-delegado José Fernandes Avelino, viúvo de Maria Clara Umbelina, é filha do Tenente Francisco Inácio de Souza com dona Teresa.
Teixeira de Carvalho Mendes disse…
Epa, TS Bovaris. Cliquei conforme você explicou. Esperei carregar e a resposta veio "Visualização não disponível". Pô, queria tanto ver o documento importante da escrava Esméria. Minha vó falava dela. Dizia que tem muita gente em cachoeira que é sua descendente e que são pessoas muito respeitáveis. Dá pra ver como me ajudar? Eu espero, mas quero ver, tá, TS Bovaris? Brigadão.
o mesmo disse…
Em baixa resolução eu vi. Mas queria mesmo era ler. Espero. Brigadão.
TS Bovaris disse…
Para acessar a imagem de alta resolução, é necessário haver uma conexão de alta velocidade e um computador compatível. Neste caso se surpreenderá com o resultado!@!

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.