Um tricordiano entre nós.

É com inigualável satisfação que apresentamos mais um ilustrre colaborador deste blog:

José Keitel Ribeiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, em 04/09/40. Filho de João Ribeiro do Nascimento e de Cidalina Barros do Nascimento. Pai de duas filhas e vovô três vezes. É membro efetivo da Academia Tricordiana de Letras e Artes, Cadeira Nº 19, tendo sido seu tesoureiro em 1997, presidente no biênio 1998/1999, reeleito para os biênios 2000/2001 e 2002/2003 e presidente, após o registro oficial da academia, lugar que ocupa até a presente data. É Sócio Honorário da Academia Paraguaçuense de Letras, Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, membro do Fórum Intermunicipal de Cultura do Sul de Minas, e titular do Clube dos Escritores Piracicaba, Cadeira Número 66, como Decano do Conselho, na Área de Letras. Representa o Clube como Delegado Regional, em Três Corações.

Desde muito jovem, criança ainda, trilhou os caminhos do trabalho autônomo, em dezenas de frentes. Após o Serviço Militar, onde atuou como Cabo Apontador, foi bancário, ingressando, a seguir, através de concurso público, na indústria petroquímica, onde trabalhou durante vinte e quatro anos, em áreas insalubres e periculosas. Aposentou-se pela Petroflex Indústria e Comércio.

Começou a escrever suas composições com quase três décadas de vida e possui um acervo de mais de mil contos e crônicas, mais de mil e quinhentas trovas e cerca de três mil poesias.

Em 1999, recebeu o Troféu Mariangela Calil, ofertado pela Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, pela classificação de três obras no Concurso Nacional Brasil em Prosa e Verso. Publicou trabalhos em periódicos da Faculdade Silva e Souza, no Rio de Janeiro, na Revista Via TC, no Jornal Tribuna de Três Corações, no Jornal Folha do Povo e no Jornal Três, em Três Corações.

Colaborador efetivo do Jornal do Sul de Minas, publicou tópicos do livro “Eu, Moleque” e, nos últimos anos, mais de mil crônicas, contos e poesias.

Participou da Feira do Livro da EsSA – Escola de Sargentos das Armas, de Três Corações —, nos anos 1999, 2000, 2001 e 2002, e da Feira do Livro de Três Corações, nos anos 1999, 2000, 2001, 2004, 2005 e 2006.

No dia 23 de setembro de 2005, recebeu o Título de Cidadania Honorária da Cidade de Três Corações, concedido pela Câmara Municipal de Três Corações, face aos relevantes serviços prestados ao Município.

Vive hoje em Três Corações, terra que o acolheu com insólito amor. Considera-se Tricordiano de corpo, credo e sentimento.

e-mail : delkeid@yahoo.com.br

Comentários

Tricordiano disse…
Vejam, página de Sueli Teixeira em "Diga lá Coração",com o título PIPAS, poesia de autoria de José Keitel Ribeiro em satei.vilabol.uol.com.br/poetamigos_23.htm
poetamigos disse…
Não só a sociedade civil organizada em movimentos culturais, também a Câmara Municipal de Três Corações reconhece o trabalho do autor. Não precisa nem sair de casa para conferir. É só ir para a página da Câmara, e para facilitar nós, como amigos do Keitel facilitamos:
www.camaratc.mg.gov.br/atas/Extraordinarias2005/AtaE0202005.htm
poetamigos disse…
Ora bolas, meu colega deu informação incompleta. Tem outra reunião da Câmara. Vejam
www.camaratc.mg.gov.br/atas/ordinarias2005/Ata0292005.html -13k
Perdoe amigão, pelo "incompleta" e, obrigado por ter deixado este gancho. Foi aí a minha oportunidade de falar. Tchau. Parabéns Keitel por mais este serviço altruista e voluntário.
Dutra disse…
Conheço o Keitel por sua participação em um dos órgãos da Prefeitura de Três Corações. Ele é Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, esse órgão é um lado, dentre os 3 que compõem a Academia Tricordiana de Artes e Letras da Cidade. Através desta comunicação quero parabanezar o José Keitel e ao Projeto Partilha. Aqui meu atestado:grande poeta que é José Keitel Ribeiro e o quanto ele tem se dedicado a causa da Cultura em Três Corações - MG
Itatibense disse…
Lembro-me do Keitel. Participou do "Festival Nossa Arte" aqui. Foi durante um dos eventos da programação de aniversário da cidade. Aproveitamos para enriquecer nossa programação de natal, no ano de 2006. O que estou achando interessante é que aqui ele participou com a obra "PARTILHA', que obteve o terceiro lugar, entre tantos inscritos. Agora vejo-o no "Projeto Partilha" da igreja de Carmo da Cachoeira-MG. Aqui é Itatiba, e fica no Estado de S.P.
colaborador disse…
Acabo de ler o comentário do Itatibense sobre o José Keitel Ribeiro. Sobre o assunto, e se alguém quiser se aprofundar mais veja:http://www.itatiba.sp.gov.br/imprensaoficial/noticias/descricao/2961
Meu intuito é ajudar o cachoeirense a resconstruir sua história. Acompanho o processo de uma reconstrução coletiva. Não havia visto esta modalidade antes. Todo mundo pega junto. Parabéns Pe. André e ao TS Bovaris.
Anônimo disse…
rrrrrssssss Temos gente grande na arte em nosso pequeno pedaço de chão.
Cidade paulista disse…
Falou em Itatiba, ESTAMOS PLUGADOS. Aproveitando a deixa, já que fomos citados, informamos de uma publicação. Veja em texto de Rogério Nunes e com o título:"Premiação do V Festival Nossa Arte", a presença do escritor José Keitel Ribeiro.Ele foi um dos premiados. Ficamos agradecidos pela citação de Itatiba no blog do "Projeto Partilha" do Pe. André. TS Bovaris você é fora de série.
Bulhões de Faria disse…
Como itatibense que sou posso dizer o quanto a criança daqui é bem acompanhada pelo poder público. Todos aí devem conhecer a FUNDAÇÃO ABRINQ e o quanto ela luta pelos direitos da criança. Uma das formas é o incentivo através de premiações àqueles que investem nos futuros cidadãos, ou naqueles que se investem em políticas sociais não paternalistas, que só servem para empobrecer a população. Aqui, o prefeito recebeu o SELO PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA, por seus investimentos no atendimento a criança e ao adolescente.
Licínio Filho disse…
Olá,
parabéns pelo blog.
Eu também mantenho um blog sobre a cidade onde resido, tendo um tempo nos visite.
http://daquidepitangui.blogspot.com/

Abraço.
Dri Viaro disse…
Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds.
bjss

aguardo sua visita :)

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.