A Arte e a Ciência de José Roberto está aqui.

José Roberto Sales nasceu em Varginha, em 1957. É psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), e pedagogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha, com especialização em Orientação Educacional (1984). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Secundário pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora de Sion de Campanha (1986). Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (1996). Em 2002, recebeu o título de Especialista Profissional em Psicologia Clínica, conferido pelo Conselho Regional de Psicologia – 4ª Região. Especialista em História e Construção Social no Brasil pela UNINCOR – Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2006) . Especialista em gestão de políticas de saúde do Sistema Único de Saúde. Referência técnica em saúde mental da Gerência Regional de Saúde de Varginha pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sistema Único de Saúde, desde 2000. Professor do ensino secundário, superior e de pós-graduação. Docente e consultor credenciado da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais desde 2006. Membro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, cadeira nº 8, onde ingressou em 6 de dezembro de 2000. Presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências de maio de 2003 a maio de 2005. Vice-Presidente do Colegiado Estadual de Saúde Mental, com sede em Belo Horizonte, desde 2002. Presidente do Colegiado Regional Consultivo de Saúde Mental, com sede em Varginha, desde 2006. Capacitado em gestão de documentos pela Fundação João Pinheiro (2001). Capacitado em desenvolvimento e gestão cultural (2004). Presidente da Comissão Permanente de Sindicância Administrativa e Processo Administrativo Disciplinar da Gerência Regional de Saúde de Varginha pela Superintendência Central de Correição Administrativa da Auditoria-Geral do Estado de Minas Gerais desde 2006. Pesquisador da história sul-mineira. Produtor cultural. Editor cadastrado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro desde 2000. Revisor. Escritor com livros técnicos publicados sobre saúde mental, medicina e história do Sul de Minas, e literatura, poesia e teatro infanto-juvenil, e para adultos, todos catalogados pela Biblioteca Nacional.

O Projeto Partilha utiliza como base de vários de seus trabalhos as obras de José Roberto Sales: Espírito Santo da Varginha (1763-1920) editado em 2003 e Breve História de Varginha-MG (1763-1922).

A Prof. Ms. Cleomara Luiza Prachedes Maciel, Mestre em Educação e Psicopedagogia prefacia a obra Breve História de Varginha - MG. Inicia ela com uma fala de Carlos Drummond de Andrade, e acrescenta: "As palavras de Drummond encarna com propriedade a figura e o trabalho obstinado de JOSÉ ROBERTO SALES, cujo interesse pela história regional do Sul de Minas, o leva a pesquisas minuciosas e produções historigráficas impregnadas de rigor científico." Nesta obra, Sales apresenta documentos inéditos através dos quais, fatos já conhecidos do município poderão ganhar nova interpretação, tendo como objetivo atingir educadores e alunos do ensino fudamental e médio das escolas públicas e particulares do município de Varginha vem suprir uma lacuna existente no Município.

Comentários

pati_abreu1001 disse…
Gostei muito de passear pela história de Carmo da Cachoeira através desse blog. É muito bom saber que existe um cachoeirense apaixonado e que nos permite conhecer sob seu olhos de encantamento uma Carmo da Cachoeira ainda mais bela!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.