Ministério de Música.



Um instrumento de Deus posto a serviço da comunidade.
O foco é irradiar o amor, o espírito e a palavra de Deus.

Dada a sua característica de descontrair, afrouxar tensões, hamonizar corpos e ambientes, o canto tem duplo poder. Um se refere ao homem, que ao expressar o que seu coração sente, encontra no canto uma forma de manifestar a esperança, a paz e o amor, muitas vezes calados pelas pressões do dia-a-dia. Outro poder se refere a Deus.
Enquanto o homem canta em grupo, o som emitido por este grupo orante, transforma-se em atração. Atraí Deus. Atraído, ele passa a operar curas interiores. Na paróquia Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira, em Minas Gerais, a dirigente encarregada de guiar musicalmente o grupo é Teresa Maciel do Nascimento, através do Ministério de Música.
Teresa Maciel também, é quem acompanha a professora Glória Caldeira no Hino do Centenário da cidade. Dentro da função por ela exercida, fomenta o estudo musical por meio de ensaios que contecem sem sua própria casa e na igreja. Valoriza a voz humana. Diz que por belo que seja o som de um instrumento musical, sua principal função é acompanhar a voz do homem, não sobrepor-se a ela ou abafá-la.
Aqui, os Ministérios, sob orientação da coordenadora paróquial da música litúrgica, apresentam-se segundo escala, nas festividades religiosas e missas na Igreja Matriz. A paróquia possue diversas filiais, e cada uma delas tem seu próprio Ministério de Música. Teresa Maciel segue como guia o folheto e os CDs publicados pelo Semanário Liturgico, "Deus Conosco". Editora Santuário. Aparecida - SP.A Grande Síntese, ou como querem outros, o ponto culminante do trabalho dos Ministérios se reflete no "Grande Coral". Aí, um momento único e muito esperado por todos. É quando há do encontro de todos os Ministérios, apresentando-se em alguns eventos, como, por exemplo: Festas Natalinas, Festa da Padroeira, Semana Santa, Ordenações Sacerdotais.
Carmo da Cachoeira conta com os seguintes Ministérios de Música: Ministério de Santa Cecília; Ministerio Stella Maris; Ministério São Francisco; Ministério Anjos de Deus; Ministério Imagem e Semelhança; Ministério Santíssimo Sacramento; Ministério Anunciadores da Boa Nova; Ministério Amigos da Fé; Ministério Deus é Mais e Ministério Dom de Deus.
De família marcantemente religiosa, Teresa, sobrinha do Pe. Manuel, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira, durante 25 anos, é pessoa amada, respeitada por católicos e não católicos.

Música e Teresa tem pacto de amor firmado: na dor e no amor, até que a vida os separe.

O Projeto Partilha alinha-se para os cumprimentos, felicitações e agradecimentos.

Comentários

Família Maciel disse…
A Família Maciel também entra na fila para felecitações.
Netinhos e netões disse…
Como os netos podem se calar neste momento. Estamos na fila e também abraçando a querida vovó. A primeira da fila é a Maisa - aquela mezzo soprano do Recital de Piano e canto.
Ministério Santa Cecília disse…
Teresa
Seu amor pela música é muito, muito, grande. Por Santa Cecília também.
Jo disse…
É, e já estamos ensaiando para a Semana Santa.
Matheus disse…
Parabéns TS Bovaris. Seu dom irradia o Espírito Santo. Continue sempre conosco.
Luciano disse…
Não sei onde esse tal de TS Bovaris que eu não vejo pelas ruas acha essas fotos. Parabéns pelo seu belo, belíssimo trabalho.
Damian disse…
Projeto Partilha. Você é grandioso, poderoso instrumento de amor.
Mariana disse…
Padré André. Quer dizer que aí tem o "Grande Coral". Parabens. Sou de um MINISTÉRIO da cidade de Três Corações.
Bel disse…
Quem canta reza duas vezes. Ouvi outro dia algum fazer esse comentário na rua.
Karin disse…
O "Grande Coral", espaço de união entre as diferentes gerações. Parabéns, Pe. André, Teresa, cada coordenador de Ministérios e a cada integrante deste coral. Sucesso. Esta Natal será muito, muito especial certamente. Músicas natalinas já são lindas e cantadas por nossas vozes "será DIVINO"

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.