Pular para o conteúdo principal

Inventários de Antônio Dias de Gouveia e esposa

Antônio Dias de Gouveia, falecido em 27 de junho de 1789, teve seu inventário aberto na paragem da Ponte Falsa da Freguesia de Santa Ana de Lavras do Funil, do termo de São João Del Rey, Minas e Comarca do Rio das Mortes, tendo como inventariante sua esposa Ana Teresa de Jesus. Nos chama a atenção os limites e os bens que ficaram de herança. “(...) que de uma banda parte com fazenda de João Francisco Carvalho e com a fazenda chamada a dos Barreiros”.
Já o inventário de Ana Teresa de Jesus, Ana Teresa de Jesus, filha de Maria da Assunção Franca e Manoel Alves Pedrosa, cita como seu genro Manoel Pereira de Carvalho; Gabriel Antônio de Carvalho e Joaquim Antônio de Carvalho e os filhos João Dias de Gouveia e irmãos. E aponta como bens: fazenda Chamusca – 14:090$000; fazenda Rio Grande – 3.000$000; fazenda Palmital – 200$000; terreiro fazenda Chamusca – 1.000$000; terreiro da fazenda Rio Grande – 400$000; terreiro da fazenda Caxambu – 270$000. A fazenda Chamusca ficou em comum, 8 herdeiros. Outro dado relevante é a quantidade de escravos e cabeças de gado. São 63 escravos e 1.500 cabeças de gado.


ANTONIO DIAS DE GOUVEIA
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1790
Caixa: 100
Nº de Páginas: 78
Inventariado: Antonio Dias de Gouveia
Inventariante: Ana Teresa de Jesus
Local: São João del Rei
Transcrito por: <>Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Dias de Gouveia de quem foi Inventariante a viúva sua mulher Ana Teresa de Jesus.
Data: 04-06-1790
Local: Paragem chamada a Ponte Falsa da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Ana Theresa de Jesus, viúva do inventariado.
Declaração
(...) declarou a Inventariante que o seu marido havia falecido no dia vinte e sete de Junho do ano de mil setecentos e oitenta e nove e que faleceu com o seu solene testamento (...)
Filhos:
01- Maria, de vinte e dois anos.
02- João, de vinte e um anos.
03- Ana, de dezoito anos.
04- Francisco, de dezesseis anos.
05- Manoel, de quatorze anos.
06- Theresa, de doze anos.
07- José, de dez anos
08- Francisca, de oito anos.
09- Martinho de quatro anos.
10- Antonio, de dois anos.
Bens de Raiz:- uma fazenda de cultura sita nesta Paragem chamada a Ponte Falsa da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, a qual se compõem de casas de vivenda em que vive e mora a viúva cabeça do casal com os herdeiros seus filhos, cobertas de telha, com seu paiol coberto do mesmo, com seu monjolo e algumas senzalas cobertas de capim, com seu pomar o qual tem algumas árvores de espinhos, matos virgens, capoeiras, campos e seus logradouros, que de uma banda parte com fazenda de João Francisco de Carvalho e com a fazenda chamada a dos Barreiros 1:900$000
Testamento
Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo Amém.
Eu Antonio Dias de Gouveia estando enfermo de doença crônica mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor Jesus Cristo foi servido dar-me, temendo-me a morte e a conta que hei de dar no Tribunal divino faço este meu Testamento na forma seguinte:
Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Ana Theresa de Jesus, em segundo a meu filho João Dias de Gouveia e em terceiro a Manoel Dias de Gouveia meu filho (...).
Declaro que sou natural da Freguesia de São Pedro de Roriz do Lugar de Lamana Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Dias de Gouveia e de Maria Álvares Barbosa já defuntos, e sou casado em legítimo matrimônio com Ana Theresa de Jesus de quem ao presente temos dez filhos.
Declaro que é minha vontade ser amortalhado no Hábito de meu Seráfico Padre São Francisco de quem sou filho terceiro (...).
(..............)
(...) do que ficar de meus bens se repartirão em duas partes, uma é de minha mulher e a que me pertence duas partes são de meus filhos que vivos forem, e a minha terça a deixo a minha mulher (...).
(..............)
(...) pedi a Francisco Ignacio Botelho que este por mim fizesse (...).
Arraial das Lavras do Funil, 24 de Março de 1789
Antonio Dias de Gouveia
Abertura
Certifico que abri este Testamento aos vinte e sete do mês de Junho de mil setecentos e oitenta e nove (...) com que faleceu o Testador Antonio Dias de Gouveia (...).
Monte Mor 5:321$400
Auto de Contas
Data: 06 de Setembro de 1797
Local: Vila de São João del Rei
Tutor: João Dias de Gouveia (irmão dos órfãos)
Dos Órfãos:
- a órfã Ana havia se casado com José Ferreira há quatro anos, pessoa de igual condição e haveres (...) cujo José Pereira falecera há poucos meses de uma facada que lhe dera um escravo do casal, chamado Pedro, deixando dois filhos que estão vivendo em companhia da viúva sua mãe na fazenda do casal.
- (...) a órfã Maria se acha com vinte e oito anos.
- (...) o Tutor João Dias de Gouveia se acha com vinte e sete anos de idade.
- (...) Francisco com vinte e dois.
- (...) Manoel com vinte.
- (...) Theresa com dezoito.
- (...) José com dezesseis.
- (...) Francisca com quatorze
- (...) Martinho com dez
- (...) Antonio com seis.
Todos se acham vivendo na Fazenda deste casal na companhia da viúva sua mãe, os machos com muita obediência a dita viúva sua mãe e Tutor, trabalhando na lavoura e as fêmeas da mesma forma com muita virtude, honestidade e recolhimento (...).


ANA TERESA DE JESUS
Inventário – partilha amigável
Arquivado no CEMEC – CAMPANHA – MG – inventários de Lavras cx 8
Inventariados: Antonio Dias de Gouveia e Ana Teresa de Jesus
Inventariante: Martinho Dias de Gouveia e outros – filhos
Local: Freguesia das Lavras do Funil – Comarca do Rio das Mortes.
Data de inicio: 18/12/1820
Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela.
Data da Transcrição: 2006
Martinho Dias de Gouveia e outros, todos filhos herdeiros do casal Antonio Dias de Gouveia e sua mulher Ana Teresa de Jesus, maiores de 25 anos, nesta Vila de São João Del Rei a 18 de dezembro de 1820, decidem de comum acordo fazer partilha amigável dos bens do casal extrajudicialmente.
Aos 17 dias de Dezembro de 1817, nesta Fazenda denominada...(?)..., Freguesia de Lavras do Funil,Termo da Vila de São João del Rei. Aonde fomos chamados nós, Manoel Pereira de Carvalho, Tenente Gabriel Antonio de Carvalho e Joaquim Antonio de Carvalho, por João Dias de Gouveia e seus irmãos, ai nos rogarão todos que como estavam dispostos e justos, muito de suas livres vontades, em dividir amigavelmente e extrajudicialmente e entre si os bens que existiam em causa e haviam ficado por falecimento de sua mãe Ana Teresa de Jesus, viúva de Antonio Dias de Gouveia....indicam os mesmos para louvados.
Avaliação de BENS :
Escravos – 63
1.500 cabeças de gado vacum – 6:000$000
90 bois de carro – 540$000
Um alambique – 259$000
BENS DE RAIZ-
Fazenda denominada Chamusca – 14:090$000;
Fazenda Rio Grande – 3:000$000;
Terreiro Fazenda Palmital – 200$000;
Terreiro Fazenda Chamusca – 1:000$000;
Terreiro Fazenda Rio Grande – 400$000;
Terreiro Fazenda Caxambu – 270$000
MONTE : 34:670$400
Foi feita a divisão dos bens móveis; Cada um marcou seu gado. A Fazenda da Chamusca ficou em comum
Entre 8 herdeiros interessados, ficando a herdeira Dona Ana Teresa de Gouveia aquinhoada com a Fazenda do Rio Grande por trato que fez com seus irmãos.
Assinam (alem dos louvados citados antes):
Manoel Dias de Gouveia, solteiro;
João Dias de Gouveia;
Jose Dias de Gouveia; depois falecido com filhos;
Ana Teresa de Gouveia;
Teresa Alves de Gouveia;
Maria Alves de Gouveia;
Francisca Alves de Gouveia;
Martinho Dias de Gouveia,
Antonio Dias de Gouveia – padre
1820 - Padre Antonio Dias de Gouveia em 1820 pede que a partilha seja legalizada em juízo. Como testamenteiro de seu irmão Manoel Dias de Gouveia.
Jose Dias de Gouveia casado que foi com Maria Ferreira de Assunção, falecido deixou herdeiros dos quais é tutor o tio Martinho Dias de Gouveia.
Testamento de Manoel Dias de Gouveia aberto dia 29 de junho de 1818, Testamenteiro seu irmão padre Antonio Dias de Gouveia. Herdeiros seus 8 irmãos em iguais partes.
Testamento de Francisca Alves de Gouveia aberto em 27 de outubro de 1820, Testamenteira sua irmã Ana Teresa de Gouveia. Herdeiros , seus 7 irmãos em iguais partes a saber: João Dias de Gouveia, Martinho Dias de Gouveia, Antonio Dias de Gouveia, Maria Teresa de Gouveia, Ana Teresa de Gouveia, Teresa Alves de Gouveia e a parte dividida entre os filhos herdeiros de Jose Dias de Gouveia.

Comentários

Anônimo disse…
Jorge Vilela e prof. Wanderley, verdadeiros guardiães de nossa história. Obrigado meu Deus por pensar também nisso. Leva um para seu reino de deixa outro aqui na terra. Nossa história será preservada sempre, tendo o senhor como guia e conselheiro.
Anônimo disse…
Arquivos preservados é história garantida. Parabéns TS Bovaris pelo pelo trabalho voluntário que vem desenvolvendo.
Anônimo disse…
Meus avós contam que seus pais tabalharam nesta fazenda. Fica pertinho da cidade. Neste final de semana vou passar lá, matar a saudade de meus antepassados e rezar por eles.
Anônimo disse…
Paragem da Ponte Falsa. Quanta grandiosidade. Quanta opulência. Quanta força.
Anônimo disse…
O que representa para nós uma informação como esta? Que temos que nos deter mais no estudo de nossa terra. Ela é grandiosa. Tem um passado grandioso. Os que aqui moraram tinham garra. Tinham ideal. Nossa geração irá resgatar o lado perdido - a busca de valores que o Jorge bem colocou CULTURA E LIBERDADE DE UM POVO. Só amor e ética. Um belo resgate. Faremos.
Anônimo disse…
Jorge Vilela. Nunca poderíamos imaginar você ocupando suas horas de descanso e lazer levantando essa carrada de documentos. Somos gratos ao presente que você ofertou a paróquia pelo aniversário de 150 anos de N. Sra. do Carmo conosco. Você pensa que deu pra ela. Olha o que ela fez: distribuiu pra nós.
Anônimo disse…
TS Bovaris. Você é genial, sabia? Não vejo você nas ruas de Cachoeira e sei porque. Está trabalhando para N. S. do Carmo. Você é MARIANO.
Anônimo disse…
Grandioso trabalho. Resgate e partilha. Parabéns ao Jorge, parabéna ao TS Bovaris.
Anônimo disse…
Que força tinha esta família. 63 escravos. 1500 cabeças de gado e ... a, deixa pra lá, está escrito no inventário.
Anônimo disse…
Um dado interessante para os preservacionista. Há quinze anos atrás conheci uma pessoa que estava reflorestando em Cachoeira. Encontrou na PARAGEM DA PONTE FALSA uma PAINEIRA COM FLORES BRANCAS, pouco comum na região. Ela está ao lado de outra, de flores cor-de rosa. Cirineu com sua força e habilidade pinçava as sementes do alta árvore e a pessoa atenta,as recolhia de sobre uma imensa lona estendida no chão. Cachoeira no futuro poderá ver muitas paineiras com flores brancas. O Sr. José Avelar até sua morte, todos os dias ia ter junto a árvore que representou esse resgate em que esteve envolvido. Obrigada Cirineu. Obrigada Sr. José Avelar.
Anônimo disse…
Família imensa, difícil de ser rastreada. Srá que o Jorge fez isto?
Anônimo disse…
Olá só. Este inventário vai dar muito material de trabalho em nível universitário. Eu sou o primeiro deles. Estava querendo saber mais sobre o Barão de Lavras. Tá aí. Seu pai, sua mãe e seus irmãos. Jorge Vilela você facilitou pra gente. TS Bovaris obrigado pela divulgação. Agora é mãos a obra - BARÃO DE LAVRAS.
Anônimo disse…
Meu avô tinha um livro guardado desse prof. que o pessoal está falando tanto e que diz ser amigo do Jorge Vilela dos antigamente. Fui lá na casa do meu avô e li que o Martinho, da fazenda Rancho morreu em 1842. Nossa, nem consigo imaginar isso.
Anônimo disse…
O João me mostrou o livro. Daí fui ver outros Gouvêa. Tem tamvbém na Fazenda Caxambu um tal de Antônio Severiano de Gouvêa e para minha surpresa encontrei um com nome de rua da cidade Mizael Dias de Gouvêa. Que lindo.
Anônimo disse…
Jorge. Na minha idade pouco posso fazer. Tudo tenho que pedir aos mais jovens da família. É a idade avançada. O senhor é grande conhecedor pelo estudo. Eu, pobre só ouvia as coversas dos mais velhos. Morei na PONTE FALSA e ouvia os mais antigos dizerem que lá em frente da casa era o caminho dos antigamente. O pessoal vinha de Lavras e iam pra baixo. Isso tudo antes do trem.
Anônimo disse…
Se meu colega não errou no copiar a data o Martinho morreu em 1842. Ainda tinha escravidão. Vou no google ver "escravidão". Obrigado TS Bovaris por divulgar o artigo do Jorge Vilela. Sempre pensei em escravos longe. Agora vejo que não adiante saber só na cabeça e de coisas lá de lonjão. Não sei nem as daqui. Aliás, não sabia. Isso era antes da era Jorge/Bovaris.
Anônimo disse…
È mágico. Olha o que esta família devota coloca no inventário "hábito de meu Seráfico Padre São Francisco". Quer dizer que os de antigamente da minha família eram devotos de São Francisco. Que pena ninguém guardou nada disso. Só eu de minha casa é que fico com livros nas mãos. Aqui em Pouso Alegre tem muita livraria. Meus avós vieram de Cachoeira.
Anônimo disse…
Que garra desta turna. Seria bom se houvesse muitos 150 anos comemorar. Estou vendo que a equipe aí trabalhou duro. Apresentou a riqueza de dados como presente a sociedade cachoeirense. Parabéns a toda equipe, que deve ter sido muito grande. Falo daqueles que tenho acompanhado pelo blog Pe. André levando a bandeira, o TS Bovaris, o Jorge Vilela. Que a gratidão seja extensiva a todos anônimo desconhecidos que pegaram junto.
Anônimo disse…
O trabalho voluntário desenvolvido em Carmo da Cachoeira é de uma grandiosidade ímpar. A Igreja congrega uma massa humana despretenciosa e altruísta. Agrupam-se nos ministérios, pastorais, enfim onde puderem servir e, em servindo elevam-se e elevam sua seara. Cachoeira conseguiu não só engrandecê-la, mas torná-la Sagrada pelas benções do Criador.
Anônimo disse…
Pô gente rica, riquíssima.
Anônimo disse…
Gente, o fonseca duarte falou que o prof Wanderley é guardião da nossa história junto com o Jorge? Minha escola é a Wanderley.
Anônimo disse…
A equipe planejou, trabalhou se dedicou e mostrou. Persistêncoa e habolidade é o que não falta no grupo voluntário da Igreja. Pudera, fazem por que gostam e em harmonia, não dá outra, só resultados. Que ganhou fomos nós, a sociedade cachoeirense. Parabéns a TS Bovaris pelo dom que desce sobre ele. E, ao Jorge que é um verdadeiro Sherlok Homes. Vá em frente amigão.
Unknown disse…
Boa noite pessoal,

vejo que tem um trabalho importante da historia de carmo da cachoeira, e isso certamente não pode parar..

para constar, sou neta de antonio severiano de gouvea... e gostaria de saber mais sobre esse nome, que parece ter feito parte da historia de carmo da cachoeira..

Unknown disse…
Boa noite, muito me espanta encontrar aqui as raízes que tanto tempo procuro. Sou neta de Derval Severiano de Gouvêa, e só tenho a agradecer pelo trabalho...espero poder contactar com alguém nele envolvido.

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom