O distrito de São Pedro de Rates em Guaçuí-ES..



Localizado no Estado do Espírito Santo. A sede do distrito é Guaçuí e sua história diz: “... procedentes de Minas Gerais, os desbravadores da região comandados pelo capitão-mor Manoel José Esteves Lima, ultrapassaram os contrafortes da serra do Caparão, de norte para sul e promoveram a instalação de uma povoação, às margens do rio do Veado, início do século XIX”.

Comentários

Anônimo disse…
Os mais antigos de Cachoeira dizem que os "Alves Rattes" do Rio e de Petrópolis descendem dos nossos "Rates". Dizem também que eles vieram receber homenagem aqui, por volta de 1990, e disseram que os mais antigos da família tinham raizes nesse distrito capixaba - o de São Pedro de Rates
Anônimo disse…
Incrível,. Não tem nada com o nome de Rates na cidade de Carmo da Cachoeira. Fui olhar entre os nomes de ruas, nada. Em escola, nada. Dou terra e não foi reconhecido? Que foi que houve? Alguém pode explicar?
Anônimo disse…
É, amigo anônimo, quem deve poder agir, é a prefeitura da cidade. Quando estive aí estranhei, e a pesquisadora disse que a história das origens ainda não havia sido aprofundada. Pelo desconhecimento, a omissão. Agora vou ajudar no que posso. Cadê o nome dos Rattes na cidade?

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.